sexta-feira, 27 de março de 2009

Paris, Greve, Radicalização, Creatividade e Lições a tirar!















Já não escrevo há algum tempo, por isso desculpem-me, mas isto da greve na Universidade provoca alguns sentimentos paradoxais. Sou totalmente a favor da greve, concordo com as reivindicações. Enfim não questiono de que lado devo estar. Mas, estar em Erasmus em Greve, mesmo que estejamos relativamente envolvidas no movimento, dá uns quantos momentos de "não ter nada pra fazer"...Aqui está uma possível explicação para não escrever há algum tempo...e vá, o Chico teve cá, isso também me fez pôr o computador d lado!


Aqui fica uma acção da malta em Nanterre:




Falando da greve...
A semana passada, dia 19 de Março, lá se concretizou uma mega manifestação, interprofissional e intersindical. Cerca de 3 milhões de pessoas saíram à rua em França, 350 mil pessoas desfilaram em Paris. Eu estive lá e posso-vos garantir que manifestações como aquelas causam mossa...se causam! Ver aquele mar de gente, com palavras de ordem contra o Governo, com faixas de todas as Universidades e de todos os Sindicatos profissionais. Ver representantes de vários sectores profissionais juntos, com a palavra revolta em cada cartaz, com acções originais e sem peneiras...mete medo, dá orgulho. Eu estive lá!
















Falando da radicalização do movimento, da criatividade, de lições a tirar...As Universidades Francesas, professores, estudantes, doutorandos, estão em greve há 7 semanas consecutivas!! Os professores não se mobilizavam, e não faziam greve há quase 50 anos, dizia-me uma professora há uns dias...é verdade que os estudantes fazem greve todos os anos, mas apenas alguns dias, não semanas seguidas, não em colectivo com os professores, não em permanência e em todo o lado, como tem sido esta greve!

Manifestações semanais bem sucedidas, acções de bloqueio e de filtragem nas universidades, ocupação de faculdades por estudantes (Sorbonne ocupada: http://universitesenlutte.wordpress.com/2009/03/26/20h23-le-26-mars-ce-soir-la-sorbonne-est-libre/), professores que ocupam o CNRS (http://universitesenlutte.wordpress.com/2009/03/26/message-des-occupants-du-cnrs-renforts-des-maintenant-et-rassemblement-demain-matin-a-8-heures/) faixas e cartazes por toda as Universidades, pic-nics, concertos, mesas redondas...na minha faculdade estudantes dormem há dias num dos Auditórios. Comunicaram à presidência que o iam ocupar, tá ocupado! É deles, é nosso, é onde se realizam as Assembleias Gerais, de estudantes e unitárias. Onde se votam as moções de apoio, e o apoio a moções d'outras universidades. É lugar de discussão, e não apenas lugar onde se fala para se concordar com a intervenção anterior...situação recorrente em Portugal.



Desde dia 23 de Março, que estudantes, professores e doutorandos, fazem a "Ronde Infinie des Obstinés", tão-somente, encontram-se a circular ininterruptamente desde o dia 23 de Março, em frente ao Hotel de Ville, até à Vitória Final, que neste caso, é a retirada absoluta da LRU, a Loi des Libertés et Responsabilités de L'Université.
Extraordinário! Aqui fica um vídeo colocado na net pelo Libération.



Hoje, na minha Universidade, deu-se o Episódio I do Printemps des Coléres. Muito sinteticamente, todos os actores do movimento decidiram inaugurar um programa, que terá continuidade, onde se dedicam à expressão da sua resistência e luta de várias formas. Em torno de 10 mesas redondas de debates e conferências sobre os mais variados temas, de comida, de bebida, teatro e dança, a Primavera da Cólera é mais um ponto expressivo da capacidade de criatividade, de organização e de mobilização desta malta.

Por aqui exige-se o fim às reformas Pécresse (E. Superior) e reformas Darcos (Educ. Nacional). Exige-se a retirada da Lei LRU de 2007...Não vai haver cedências, garanto-vos, nem por parte de profes, nem por parte de estudantes.
A luta continua. Amanhã escrevo mais.