sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cinema em Paris...tenho visto grandes filmes!

Aqui fica uma amostra:

Si Sos Brujo: Una Historia de Tango.
Bem, neste filme chorei tanto, tanto, mas tanto....é um documentário em torno dum projecto a principio impossível, mas que finalmente se torna realidade. O projecto consistia em criar a Orquesta Escuela de Tango. Com algumas semelhanças com o Buena Vista, também aqui, na Argentina, se conseguiu juntar os maestros e músicos mais tradicionais, do verdadeiro Tango Argentino....e se calhar porque estou a aprender Tango, este filme tocou-me muito. A música, a dedicaçao, as vidas aqui relatadas....é comovente:









Der Baader Meinhof Komplex.
Já devem ter percebido que o filme é sobre o grupo de extrema esquerda alemã dos finais dos anos 60,70. É capaz de ter sido o melhor filme que fui ver desde que cá cheguei. Fotografia, bem documentado, grandes representaçoes. Pesado...muito pesado, violento, e que a nós (?), de esquerda, nos deve fazer reflectir bastante. O filme dá o contexto politico da Alemanha dos finais dos anos 60, assim como da Europa, e as motivações que levaram ao nascimento destes grupos extremistas, mas também, o que levou ao seu absoluto descontrolo. Todos os membros da chamada 1ª geração, suicidaram-se na prisão em vésperas da condenação. Da última geração do grupo, uma rapariga chegou a ser condenada, e pelo que me disse uma amiga alemã, foi libertada há pouco tempo...velhinha claro.
O filme comoveu-me também. Este dilema da esquerda é tramado.Eu acho que eles tinham toda a razão.....toda....mas perderam completamente o controlo, resultou em verdadeiros tempos de terror na Alemanha:









Leonera.
Realizado pela grande promessa do cinema argentino, Pablo Trapero.
E por isso mesmo, concorre para ter lugar nos Óscares 2009. O filme está bem feito, a banda sonora é especial,fica uma gracinha ali ao lado basta pôr play pois nao existe no Deezer! e uma grande representação de Martina Gùsman. Mas o argumento, deixa um pouco a desejar...ainda sim, gostei!


















Soirée Bref - serões organizados pela revista de curtas metragens, a Bref, nos cinemas MK2.
Fui ver a soirée: Politiques, Fantômes et Rêves. Muito interessantes as curtas. Muita gente para uma terça-feira à noite. Mas reforço esta verdadeira obra de arte que foi La Vie Lointaine. Uma filme lindo, duma realização espectacular, com as representações de Manuel Vallede e Masaki Iwana....ambos verdadeiras forças da natureza.
Não digo mais. Façam download, vejam, vale realmente a pena!
Um hino à fantasia, ao sonho....adorei!













Bajo Juarez - La Ciudad Devorando a Sus Hijas
Soirée du Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir
O documentario, pelo que relata, é absolutamente impressionante. Desde 1993, que na Ciudad Juarez, na fronteira mexicana com os EUA, morre uma média de 3 mulheres, jovens e crianças, por mês. Um verdadeiro feminicidio.
O mais impressionante é a absoluta impunidade em que todos estes crimes se passam. As familias das vitimas organizam-se, manifestam, divulgam...a informação cada vez chega a mais lugares, ainda assim, estes crimes continuam...e basta escutar os procuradores responsaveis pelas investigações, ou mesmo o ex-presidente mexicano, Vicente Fox, a falarem sobre o assunto, que rapidamente percebemos a ligaçao das altas esferas do poder, do narcotrafico, do trafico de ossos, e ate mesmo, do capital em luta pelo dominio das terras da região, onde sistematicamente se encontram os corpos das mulheres, a todas estas mortes...
Se calhar estou a ser confusa, é que a realidade é demasiado cruel e escrever sobre isto, não é facil....vejam o documentario, na net, pois ao que sei não ira a Portugal.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Versailles....Nevoeiro! Frio, muito frio!

Versailles, o Palácio, bem como os jardins, ou o Grand Trianon da Marie Antoinette....Adorei! Fiquei mesmo deslumbrada....os jardins são qualquer coisa do outro mundo!lindooo!
Aqui ficam algumas fotos!







































































Et, finalement, les deux filles, das les grands jardins du Grand Trianon:

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Festas, festas, festas e......................mais festas!

As organizadoras da festinha.....como sempre:














Mas descansem, desta feita, correu tudo bem! Nem olhos roxos, nem piercings caidos...nem contas astronomicas do hospital (já agora...). Desta vez, boa comida, e boa bebida:




























A festa foi muito fixe! Uma verdadeira Torre de Babel.
Aqui vão os israelitas, as americanas e o francês:














E aqui os amigos espanhóis. Sempre disponíveis pá Fiesta:














Só foi pena a sala de fumo ser o nosso quartinho.....enfim, pela festa vale tudo né?!














olha que dois, nem combinado...














Ah! Mas não pensem que não nos estafamos a trabalhar an? Por favor.....