sábado, 15 de novembro de 2008

A minha Mãe teve cá! A trazer-me um bocadinho de casa....!

A minha mãe já deve estar a pensar que não ia relatar a sua estadia por cá....Desengane-se, cá está!
Esteve por cá, a fazer-me uma grande companhia. E foram 5 dias muito bem passados, onde não só tirei a barriguinha de misérias, (que isto de ter a mãesinha é outra coisa....bem podemos nós as três ter muito boa vontade na cozinha que nunca fica...aquela coisa), como também andei a ver outras coisas. Paris é realmente interminável. Recantos, lojinhas, paisagens, pequenos parques ou grandes praças...há sempre onde fazer a pose para a fotografia!
E o Sena, que recebeu a minha mãe logo no dia em que ela chegou, é sem dúvida um deles...é só escolher uma de entre as suas 36 pontes (acho!):














Depois, foi pegar na Rotas e Destinos dedicada ao Marais e toca a fazer o roteiro recomendado. Para começar, Le Marché des Enfants Rouges:














Pois é, não é uma fotogafia do mercado...apenas do mini restaurantesinho que eles lá têm a um canto, onde se come bem e caro. Mas a verdade é que, uma das coisas que mais fizemos, foi ir a todos os lugares que ando a namorar desde que cá cheguei, mas que nunca tenho...chamemos-lhe "coragem" de lá entrar. Falo, por exemplo, dos milhares de resturantes óptimos que existem em Paris, e que eu finalmente pude experimentar alguns ;) e, para ser franca, acabei sempre por verificar que não estão muito longe de tantos restaurantes que existem ali na zona do Bairro Alto...com a diferença que o bolso dos parisienses é bem mais pesado que o nosso!

Já com enfeites de Natal, fomos visitar as míticas Galeries Lafayette. Tirando o comércio, ou seja, a sua essência, são perfeitas! Vale realmente uma vista de olhos!
Adorei a cúpula, que mais parecia vinda duma Igreja de Roma, e gostei das mega bolas de Natal.
Vista vertiginosa das galerias:




























Vale a pena lembrar, que a minha mãe não foi só minha "camarada de serviço", foi também minha "companheira de tango", num curso de três horas que fizemos, onde se misturava dança, ensinada pela minha maravilhosa professora Carmen, com canto. E tod@s nós aprendemos a cantar, percebendo o ritmo, o compasso do Tango, e aprendemos a sentir a história que se conta cantando. Com a Susana Blaszco, uma grande cantora de Tango argentina, aprendemos ao som de "Caminito".















Feijão com Arroz. O feijão voltou para Portugal, o arroz fica por Paris. Até Dezembro!

domingo, 9 de novembro de 2008

Nouveau Parti Anticapitaliste

No dia 6 de Novembro deu-se o primeiro "meeting" do Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA), em Paris.
O evento foi no Theatre da Maison de Mutualité, lugar mítico, por mais não seja por ter sido o último palco de Jacques Brel!



















Posso vos garantir que a sala estava a abarrotar, e leva cerca de 2000 pessoas. Um ambiente efervescente, caras de esperança, gente nova e gente velha...um verdadeiro "começar de novo".





Para quem não sabe, o NPA, cuja fundação oficial será em Fevereiro de 2009, é um movimento que surge dum apelo da LCR e, particularmente, do Olivier Besancenot a tod@s aqueles que face às actuais e várias crises sintam que chegou o momento de "mudar de escala", e de intensificar a luta contra o capitalismo, propondo para isso a criação do novo partido.



















Dos vários comités locais, que desde há algum tempo têm vindo a promover reuniões no sentido de dar a conhecer este novo movimento, já chegaram 11 mil pedidos de adesão ao NPA.
Houve 5 intervenções. Começou pela responsável pelo Comité NPA da Universidade de Nanterre, que é a minha....uma militante toda maluca, a dizer imensos palavrões, mas com garra e conteúdo, honra lhe seja feita. Seguiu-se um trabalhador duma fábrica de Normandie, membro da CGT, também bastante eufórico.
A seguir duas intervenções muito interessantes, de dois trabalhadores sans-papiers de duas empresas, ambas em greve, uma desde abril e outra desde maio deste ano. Presenças muitíssimo aplaudidas, já que a luta em defesa dos sans-papiers, os "indocumentados", é uma luta levada muito a sério em França.














Terminou com uma intervenção de cerca de 1 hora do porta-voz da LCR, Olivier Besancenot. Bem, que é que vos posso dizer? Que a extrema-esquerda em França, e porque não na Europa, não podia estar melhor entregue. Durante a hora em que falou, começou no Obama, apelando a que não sejamos sectários no reconhecimento do que é o Barack Obama ganhar a Casa Branca, mas que não sejamos naïfs em aceditar que o Partido Democrata tenha agora um projecto político de esquerda...pessoalmente não estou de acordo com esta observação mas enfim...
Depois, descorreu sobre a Crise.
Embora tenha que ter em conta a minha tenra idade, não me lembro de ver na minha experiência política, uma análise marxista da situação actual do Capitalismo, do que isto significa para os capitalistas, de como funciona o mercado, bem como dos seus mecanismos de "auto-regulação", da qualidade da que ele fez. De forma simples e clara, mas simultâneamente profunda e entusiasmante, ele conseguiu expôr as razões tão óbvias da crise actual, bem como as razões não menos óbvias da necessidade dum movimento de esquerda, realmente alargado, mas não da esquerda do "parti socialiste", mas da esquerda anticapitalista e que se reivindique como tal.
Eu saí de lá galvanizada, bem como a minha mãe e a Mariana, as minhas camaradas de serviço:














A avaliar pela força da Internacional, cantada a uma só voz, por tod@s @s presentes no passado sábado, e eu cá acho que esse deve ser um sinal a ter em conta pois a música faz milagres, Fevereiro de 2009 há-de ser um momento histórico para a Esquerda Anticapitalista no Mundo.
Cá estarei para o viver!