quarta-feira, 11 de março de 2009

Links que valem a pena sobre a Greve das Universidades












http://universitesenlutte.wordpress.com/
para mim o site com mais e melhor informação. sobre acções de todas as universidades. com os comunicados das reuniões nacionais da coordanação nacional, com calendário e as acções agendadas. com comentários e artigos de opinião. fundamental!

http://agen-nanterre.over-blog.com/
blog sobre a associação de estudantes da minha universidade. nem que seja para dar uma vista de olhos sobre o que é o "sindicalismo de combate" nas universidades...

http://www.luttes-etudiantes.com/

http://www.sauvonsluniversite.com/
já foi melhor. sofreu uma remodelação e está um pouco confuso, mas não deixa de ser útil.

http://nanterre.mobilisee.over-blog.com/
excelente site sobre a mobilização na minha Universidade. Como este, existem muitos outros de outras universidades...todos com o objectivo de informar sobre a greve e com o calendário das acções e da chamada Greve Activa...outro ponto sobre qual quererei falar noutro dia. uma questão realmente importante!


Calendário (para os curiosos...e interessados claro!):

10 mars : journée d’actions diverses ; blocage des rectorats et des inspections académiques, distribution de tracts dans des lieux publics, actions « coup de poing »…

11 mars : journée nationale de manifestations « de la maternelle à l’université »

12 mars : appel à soutenir et à participer à la coordination nationale des laboratoires

14 mars : appel à soutenir la réunion des directeurs d’unité

14 mars : Coordination parents-enseignants à Montpellier

16 mars 2009 : prochaine Coordination nationale des Universités à l’Université de Bourgogne (pôle de Dijon)

17 mars : actions locales diverses (actions « coup de poing »)

19 mars : appel à la journée de mobilisation nationale intersyndicale et interprofessionnelle. 18-19-20 mars : envoi d’une délégation de la Coordination au contre-sommet européen de Louvain.

24 mars : appel à une journée nationale de manifestations.

actions convergentes avec d’autres secteurs, en particulier le secteur de la santé

11 Março: De la Maternelle à l'Université













Sem dúvida que o que se está a passar neste momento em França, merece um post de maior reflexão...mais um. Mas não podia deixar de anunciar a manifestação de amanhã, 11 de março. O apelo a esta manifestação já anda a ser feito há largas semanas, e parte da Coordination Nationale des Universités, cujos representantes eleitos dos corpos de professores das várias universidades em mobilização, apelam às escolas primárias (maternelles), para também elas aderirem à greve!

A mobilização estende-se, e já paira no ar uma tensão grande para o grande dia de mobilização nacional que será 19 de Março. Aqui pretende-se a greve intersindical e interprofissional.

Ainda hoje estive numa reunião pública do NPA (do qual já aqui falei anteriormente),sobre a Crise. Daniel Bensaïd chamava a atenção para a tentativa de abafar a luta que decorre no seio das universidades em França. De referir que esta já dura há 6 semanas, e trata-se de greve permanente e cada vez mais radicalizada. Onde as Assembleias Gerias têm cerca de 2000 participantes, entre professores e alunos, onde as manifestações de 50000 pessoas, dados de Paris, são semanais, assiste-se a um progressivo alargamento da greve...estou realmente convencida de que cada vez mais alunos aderem, cada vez mais professores aderem....estão montados piquetes nas universidades...das poucas tentativas que alguns profes têm de dar aulas, saiem goradas pois as cadeiras foram retiradas das salas de aulas...

O Bensaïd falava desta luta, que ele próprio considera inédiata, pela cada vez mais forte união entre profes e estudantes, a propósito da Crise, Crise essa que surge do "coração do sistema capitalista", da política irreponsável de desmantelamento dos serviços públicos, nomeadamente, da educação nacional!

Aqui apela-se aos Estados Gerais da Educação Nacional....algo como Convenção a nível nacional para a reforma do ensino em França. Irei escrever sobre isto mais tarde.