sábado, 11 de abril de 2009

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Não é que esteja na moda........Ocupar e Sequestrar!!!

Hoje, à hora de almoço, um grupo de estudantes e professores de Paris 8, decidiu invadir o restaurante do CROUS em Port-Royal em Paris. Numa demonstração de descontentamento face às reformas que o CROUS foi sofrendo, nomeadamente, sob o ponto de vista do custo das refeições, do valor das bolsas ou do número decrescente de trabalhadores, o movimento começou a distribuir refeições gratuitamente, tendo sido rejeitados por camaradas estudantes presentes na hora da refeição, e depois expulsos da zona de refeições. Decidiram por isso subir até aos escritórios do CROUS, deparando-se frente a frente com o seu director e sub-director. Sequestraram ambos durante cerca de 2 horas numa sala, de forma expor as suas reivindicações e a conseguir chegar a algum diálogo. A determinada altura, acaba-se o diálogo e 15 agentes da policia invadem a sala e expulsam com violência estudantes e professores.
Antes de verem o video da acção, e do que se he seguiu, dizer-vos apenas que o CNOUS, Centre National des OEuvres Universitaires et Scolaires, é a entidade que assegura toda a vida escolar dum estudante em França, desde bolsas, a alimentação, a alojamento. Muita gente trabalha para o CNOUS, pois este está organizado em CROUS, centros regionais, por exemplo a Universidada de Nanterre integra o CROUS de Versailles, e ainda os CLOUS, centros locais de maior proximidade com os estudantes. Bem sei o que devem estar a pensar...que serviço brutal....pois é, quem dera a Portugal. Mas a verdade é que também a este nível, as coisas estão a mudar e para pior por aqui. Acompanhando o ritmo da LRU, onde está em causa, por exemplo, uma subida de propinas dos actuais 400 euros para cerca de 3000 euros, no CNOUS as bolsas diminuem, o alojamento encarece, há menos emprego (por curiosidade, em Nanterre, uma boa parte dos trabalhadores da cantina, vigilantes, cozinheiros, empregados de bar são portugueses), enfim! O movimento começa a estender-se.




O título vem a propósito dum outro sequestro, também aqui em França. Na semana passada, os trabalhadores da Caterpillar de Grenoble não deixaram sair da fábrica quatro administradores, em protesto contra o anúncio do encerramento daquela unidade. Mas melhor que isto, é que franceses e francesas, questionados sobre o que pensam disto, a resposta é 50/50. Metade acha aceitável que a indignação dos trabalhadores conduza a estas acções. Claro que sim!!! E eu também acho! É por isso que começo a adorar esta terra, esta gente está milhas de nós...acreditem-me ;)