quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Asemblée Générale de Nanterre


Pour une Université gratuite, publique, et autogérée, pour un salaire social, por une insubordination au travail...on veut nous noyer dans la crise, coulons le bateau et son grand timonier!
Syndicat Étudiant Solidaires
(SUD)



Esta era uma da muitas frases, dum dos muitos panfletos, duma das muitas organizações de estudantes presentes hoje na Assembleia Geral de Greve.
Entre as restantes encontrava-se:
Confédération Etudiante
UNEF (union nationale des étudiants de France)
AGEN (Association Génerale des Étudiants de Nanterre)
Cultur'PX
Ligue Trotskyste de France - Ligue Communiste Internationale
Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA)

A assembleia foi absolutamente brutal!
Vi-me dentro dum documentário que tenho em casa sobre o Maio de 68, em que são filmadas de perto conversas na rua, nos halls das faculdades as discussões nas assembleias gerais de alunos...eu garanto-vos que hoje ouvi frases, exclamações, vi caras e expressões que conheço de outros tempos...e só pode ser dos filmes franceses do Maio de 68. Mas desenganem-se se penso que faço alguma tentativa de mostrar como tudo está igual, com nada muda, ou que as coisas não evoluem, e que até as pessoas são as mesmas. Não é isso que estou a fazer! Mas, na verdade, estas "memórias" só nos ajudam a perceber como as ofensivas e os ataques vêm sempre do mesmo lado, e vão em direcção às mesmas pessoas. Nada está inventado, nem mesmo as formas de luta e os caminhos da vitória. Estas "memórias", ajudam também a perceber isso. Conhecer o que se lutou, e as lutas que se travaram, é nã só fundamental como necessário...não se cometem os mesmos erros, mas podem se repetir as mesmas vitórias!

Falando da Assembleia em si.

























Um auditório para 1200 pessoas, absolutamente cheio, e com muita gente de pé. Os presentes eram estudantes e professores. Pofessores que traziam à votação as moções votadas em Coordination Nationale, e estudantes que também traziam à votação, decisões aprovadas na Assembleia Geral de Alunos (AGA). Sim, porque esta Assembleia é que seria a Assembleia soberana nas futuras acções a desenvolver.
O que é que isto quer dizer? Então, as Coordinations Nationales, de professores eleitos e estudantes eleitos, reunem, aprovam moções e acções de mobilização...mas estas medidas só serão postas em prática, após votação favorável nas Assembleias Gerais de Greve, em cada Universidade....e é de facto assim!
Tudo a votar, de braço no ar!
Várias intervenções..entre professores e estudantes, uns vaiados, outros aplaudidos...mas em pé de igualdade!
Segue-se a fase de votação.
Primeiro ponto assente e aprovado por unanimidade: organização dos Estados Gerais do Ensino Superior...aliás, reivindicação contida em todos os panfletos que recolhi na Assembleia, nomeadamente naquele que continha a Plataforma de Reivindicações adoptadas na AGA passada. Antes de passar ao que foi votado, dizer que estes Estados Gerias, consistem na criação de diferentes "comités de trabalho para uma reflexão colectiva" na universidade, cada um com tarefas distintas, desde o c. de mobilização, o c. de animação do campus, o c. de estudo dos decretos de lei,etc...todos eles com o objectivo de manter a Greve Activa!
Aprovado:
1. Greve continuará até à próxima Coordination Nationale (CN)
2. 4 Moções aprovadas em CN
3. Revogação da lei LRU (Libertés et Responsabilités des Universités)
4. Plate Forme Étudiante
5. Retrait du Contrat Doctoral
6. Elimiação das licenças profissionalizantes
Eu votei a favor de todas....havia poucos votos contra, poucas abstenções e poucos nppv, que significa, "ne prendre pas de vote".

Para a semana, há mais! Assembleias e Manif ;)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cette Semaine: pas de cours!!! Pourquoi? GREVE!!!











Já vos tinha falado antes das moções votadas quase por unanimidade no Conselho Nacional das Universidades, de começar o segundo semestre em greve!
Pois já está!
Esta semana não tenho aulas. Mas desenganem-se se pensam que os profes estão todos em casa. Fazem questão de se manter, ou nas salas de aulas, para poder informar os estudantes que apareçam por não saber, ou nos anfiteatros, a dar conferências, à semelhança da que assisti hoje.
É extraordinário.
Os professores da escola de Direito e Ciências Politicas, sobretudo os professores-investigadores, o cerne da greve, promovem hoje e amanhã sucessivas conferências dedicadas à greve, e à actual situação das universidades, com os seguintes temas:
1. Análise do discurso do presidente Sarkozy, dirigido aos investigadores no dia 29 Janeiro.
Eu estive presente nesta. Foram 2h30 de risota pegada. Uma sala com cerca de 600 pessoas, entre estudantes e profes, que se mantiveram ali, esse tempo todo, a ouvir ora uma projecção do discurso do Sarkozy, absolutamente anedótico, ora as análises mais inesperadas dum professor de ciência politica. Isto seria possivel em Portugal? Claro que sim.....
2. Modalidades de Greve Activa
3. Apresentação do projecto de lei em causa
etc,etc,etc

Amanhã, Às 10h, lá estarei para a Assembleia Geral de Greve, que reune estudantes, professores e restantes funcionários.
Promovida por professores, que após apelo aos estudantes, já é igualmente promovida pelos sindicatos de estudantes.

Às vezes dá-me a sensação que aqui as coisas acontecem ao contrário, do lado oposto, de Portugal.
Os professores fazem o papel dos motores da mobilização, espalham cartazes, organizam conferências, convencem os estudantes para a sua luta, que é no final de contas a luta de todos, a luta pela univesidade pública!
Ainda hoje, quando me fui inscrever nos cursos de francês, e perguntei quando começavam, o profe respondia-me: normalmente na semana que vem, mas isto tudo depende se os estudantes fecharem ou não as entradas nos edificios...
Eu fiquei a pensar que professor me daria algum dia esta resposta no ISCTE?

Mais do que outro país, outra lingua, com outras tradições....a grande diferença é que França cheira a revolta, a luta permanente, a descontentamento quotidiano. Ainda bem que estou por cá, e posso ver que as coisas realmente podem acontecer...basta acreditar, querer, e mexer nesse sentido...hasta la victoria siempre!!

VI Convenção do Bloco











Sob o lema "Juntar Forças", lá decorreu durante o último fim de semana a VI Convenção do Bloco de Esquerda. Razão pela qual me ausentei de Paris, e do blog...
Não irei entrar em pormenores de grande teor político. Não é essa a cena desta "francesada". Mas ainda assim, e porque estive presente como delegada e ainda eleita para a mesa nacional do BE, acho que não poderia deixar de dizer umas coisinhas.
Antes de mais que a organização estava realmente muito boa, o espaço, os turnos, a distribuição das diversas bancas...contribuiu certamente para o ambiente de camaradagem que senti durante os 2 dias de Convenção.
A Moção A, da maioria, ganhou novamente. Espero que este ano de eleições, visto que o Bloco vai apresentar um programa de governo, sirva também para tornar mais coerente a politica do Bloco. O Bloco é um projecto político que, embora gere grande simpatia, já não só nas camadas mais jovens, gera também grande desconfiança, apesar dos seus 10 anos. Creio ser realmente necessário que o Bloco apresente propostas coerentes para os vários sectores da sociedade: educação e ensino superior, que precisam duma repsosta urgente de esquerda, uma resposta radical, se há espaço onde se anda a praticar a liberalização mais absoluta do serviço público é a universidade; saúde; economia, embora essa não sofra de lacunas por parte do Bloco, a pecar sera por excesso; justiça, que é por demasiadas vezes esquecida pelo Bloco, as razões não sei bem....etc.
Não basta, por isso, que militantes e activistas acreditem no Bloco, é preciso que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, que a activiade se descentralize o máximo possível, que haja caras novas a dar a cara pelo bloco...enfim, que o bloco se concretize este ano da melhor forma, que suba nas eleições, e que seja capaz de mobilizar mais gente. Que isso sim é realmente urgente!
Eu estou em França, e por ca, por muito menos do que o que se passa em Portugal se faz uma greve geral!