sábado, 4 de abril de 2009

Grève Générale! Grève Générale! Grève Générale!



Esta quinta-feira passada lá fui ao meeting do Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA) em Montreuil.
Foi emocionante, galvanizante, e sobretudo, esperançoso.
Começou com uma intervenção do jovem candidato pela Île de France às Europeias, Omar Slaouti. Uma intervenção muito enérgica, com garra, mas a meu ver, um pouco cheia de slogans a mais, com alguma repetição de ideias.
Seguiu-se um repesentante do comité dos "sans-papiers" duma empresa em greve desde Outubro. Uma intervenção curta, de pedido de apoio à greve, apoio monetário e apoio político. Ambos estão garantidos, não há combate mais consensual dentro dos militantes de esquerda e extrema esquerda em França que a defesa dos "sans-papiers", quer no que toca à sua regularização profissional, quer no seio das Universidades, no momento das inscrições.
Depois falou uma "enseignante-chercheuse", da Université Paris 11. Antes mesmo de falar já era a mais aplaudida: "Et qu'est-ce qu'on veut? le retrait. De quoi? de la LRU"...Ouviam-se estudantes e professores a gritar na sala. A luta pelo ensino superior, pelo direito universal à educação, veio para ficar até à vitória final.
Seguiu-se Alex Lollia, representante do LKP - Liyannaj Kont Pwofitasyon - colectivo que liderou a Greve Geral do inicio do ano em Guadaloupe, que resultou em várias vitórias, nomeadamente, no aumento em 200 euros dos sálarios. Vale a pena passar pelo site deles, excelente site: http://www.lkp-gwa.org/. No que toca à intervenção, para mim, foi a melhor. Desde logo é o testemunho duma vitória, que, caramba, tardam em chegar, mas chegam!!! Falou-nos um pouco de como em Guadaloupe se organizaram em torno do LKP, de como todos os dias reinventaram a Greve Geral, de como a imaginação e a criatividade são essenciais em momentos como estes. Aliás, houve um apelo enorme à Greve Geral. Nas palavras contagiantes de Alex Lollia, não existe outra via para a vitória, não há outro meio, no momento actual, para se conquistar tudo o que se reivindica.
Apela-se assim a que trabalhadres e trabalhadoras de todas as empresas, públicas e privadas, se juntem, se organizem, que não tenham medo.
Houve uma intervenção curta duma representante da luta de enfermeiros na île de France, pois também este sector está em greve há três semanas.
Para terminar, o grande, mas jovem, Olivier Besancenot. É uma figura, sem dúvida. Para além de ser um historiador, que fala pelos carteiros de Haut de Seine, onde trabalha como "postier", onde parece tentar espalhar a greve a toda a hora. É um jovem dirigente politico, o candidato presidencial mais consensual da extrema esquerda francesa dos últimos anos. Aliás, atribui-se frequentemente a fundação do NPA à sua pessoa, como sendo uma resposta que diferentes movimentos e partidos deram ao apelo feito por ele de se juntarem num só movimento, para ganhar.
Como sempre a sua intervenção, que vale a pena ouvir desde o inicio ao fim, e que se encontra no site deles: http://www.npa2009.org/ foi "bouleversante".
Mais uma vez uma análise brilhante da crise, uma desconstrução nua e crua dos preversidades sociais e politicas praticadas pelo patronato e pelo governo, seguidas de propostas e respostas a dar agora.

Este meeting vem a propósito da reunião do G20 em Londres, e da Contra-Cimeira da NATO, hoje, em Strasbourg. Foi uma forma de chamar a atenção para as razões pelas quais são contra a reentrada da França no Comando da NATO e porque são pela dissolução da NATO. Os principais argumentos estão bem explicados no novo jornal do NPA, que aconselho vivamente: "TouT est à Nous!". O titulo é revelador.

Só mais uma coisinha, que o post já vai longo, e não vos quero aborrecer. Vejam só esta imagem brutal que está no site do NPA, referente à manifestação de 26 de Março na Polónia, organizada por vários sindicatos:
"nós não vamos pagar a vossa crise!"

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sarko, casse toi pauv'con!


















E pronto, lá fomos nós as duas fazer duas horitas de ronda. Foi sem dúvida uma experiência interessante.

É neste momento, de todas as acções de mobilização para a greve, a mais mediatizada. A verdade é que televisões e jornais estão fascinados com esta iniciativa de estudantes e professores rodarem em torno de cartazes, caixotes com comida e bebida que a malta vai trazendo para se aguentarem, a cantar músicas tipo Bella Ciao mas com letras subversivas....enfim, se algum dia eu vier a ver um professor universitário, catedrático, em Portugal a cantar o Bella Ciao, dá-me uma coisa. França é outro país, mas sobretudo, é uma outra sociedade, com outra cultura.

A Ronda anda à roda há cerca de 10 dias, ora isto faz cerca de 240 horas de caminhada contra a instituição do neoliberalismo nas universidades em França. Juntos, cerca de 1000 km. Na verdade, toda esta luta é pela retirada total da LRU, a chamada lei da autonomia das universidades, expressão que nos é cara em Portugal, que tão bem sabemos que mais não significa que a progressiva desresponsabilização do Estado no financiamento do Ensino Superior, a facilitação da entrada do capital privado nas faculdades, o aumento do encargo das famílias....enfim, o ensino para uma pequena elite, uma futura elite de governantes.

Vale a pena passar pelo site dos Obstinados. Mais uma vez, aqui fica: http://rondeinfinie.canalblog.com/

E para terminar, só uma pequena referência ao título. Falou-se dela em Portugal na altura, mas a verdade é que ela fez furor por estas bandas. Andou por todos os cartazes na manifestação da semana passada, e estará presente amanhã com certeza.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Aqui fica a minha agenda militante!

Pois então, amanhã estarei entre as 18h e as 20h, na Ronde Infinie des Obstinés, da qual já aqui falei! Vai ser uma experência e tanto. As coisas aqui são bem organizadas, para que de facto dêem certo. Não são só fogo de vista, nem pretendem só causar mossa. É para partir, então é mesmo para partir! Aqui fica o site das inscrições para quem queira participar amanhã nesta ronde des obstinés. Até agora, já estão inscritas 73 pessoas.
Mando-vos por curiosidade, e para verem como as coisas são por cá:
site des inscrições:
http://www.doodle.com/pzc4487esnmugiu3
site da ronde infinie des obstinés, com videos e depoimentos:
http://rondeinfinie.canalblog.com/







Depois, na quinta-feira, manifestação nacional as 14h. Diga-se que desde há 7 semanas que há manifestações semanalmente, com uma afluência que fazia qualquer movimento em Portugal dar-se como super bem sucedido. São, aos meus olhos, sempre impressionantes.


Mais à tarde: "En France comme aux Antilles pas question de payer leur crise"
Pelas 20h, faço um desvio ainda mais à esquerda, e vou a mais um encontro do Nouveau Parti Anti-Capitaliste. Será em Montreuil, um pouco fora do centro de Paris, e contará com a presença do Olivier Besancenot, Alex Lollia (membro du LKP, movimento que liderou a revolta em Guadalupe), Omar Slaouti (cabeça de lista do NPA às eleições europeias na Ile de France), Nsuni Met (enfermeiro) e Emmanuelle Rio (professor-investigador, movimento que desencadeou a greve da suniversidades). O encontro promete, e às portas de um outro Grande Encontro a nivel internacional no dia 3 de Abril em Strasbourg, de preparação para a Contra Cimeira contra a NATO no dia 4 de Abril.















Acho que vale a pena assinalar que já saiu o primeiro número do jornal semanal do NPA. O titulo promete: "Tous est a Nous": http://www.npa2009.org/category/section/tout-est-%C3%A0-nous
Apenas 40 euros por um ano de "abonnement" para estudantes.