sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cinema em Paris...tenho visto grandes filmes!

Aqui fica uma amostra:

Si Sos Brujo: Una Historia de Tango.
Bem, neste filme chorei tanto, tanto, mas tanto....é um documentário em torno dum projecto a principio impossível, mas que finalmente se torna realidade. O projecto consistia em criar a Orquesta Escuela de Tango. Com algumas semelhanças com o Buena Vista, também aqui, na Argentina, se conseguiu juntar os maestros e músicos mais tradicionais, do verdadeiro Tango Argentino....e se calhar porque estou a aprender Tango, este filme tocou-me muito. A música, a dedicaçao, as vidas aqui relatadas....é comovente:









Der Baader Meinhof Komplex.
Já devem ter percebido que o filme é sobre o grupo de extrema esquerda alemã dos finais dos anos 60,70. É capaz de ter sido o melhor filme que fui ver desde que cá cheguei. Fotografia, bem documentado, grandes representaçoes. Pesado...muito pesado, violento, e que a nós (?), de esquerda, nos deve fazer reflectir bastante. O filme dá o contexto politico da Alemanha dos finais dos anos 60, assim como da Europa, e as motivações que levaram ao nascimento destes grupos extremistas, mas também, o que levou ao seu absoluto descontrolo. Todos os membros da chamada 1ª geração, suicidaram-se na prisão em vésperas da condenação. Da última geração do grupo, uma rapariga chegou a ser condenada, e pelo que me disse uma amiga alemã, foi libertada há pouco tempo...velhinha claro.
O filme comoveu-me também. Este dilema da esquerda é tramado.Eu acho que eles tinham toda a razão.....toda....mas perderam completamente o controlo, resultou em verdadeiros tempos de terror na Alemanha:









Leonera.
Realizado pela grande promessa do cinema argentino, Pablo Trapero.
E por isso mesmo, concorre para ter lugar nos Óscares 2009. O filme está bem feito, a banda sonora é especial,fica uma gracinha ali ao lado basta pôr play pois nao existe no Deezer! e uma grande representação de Martina Gùsman. Mas o argumento, deixa um pouco a desejar...ainda sim, gostei!


















Soirée Bref - serões organizados pela revista de curtas metragens, a Bref, nos cinemas MK2.
Fui ver a soirée: Politiques, Fantômes et Rêves. Muito interessantes as curtas. Muita gente para uma terça-feira à noite. Mas reforço esta verdadeira obra de arte que foi La Vie Lointaine. Uma filme lindo, duma realização espectacular, com as representações de Manuel Vallede e Masaki Iwana....ambos verdadeiras forças da natureza.
Não digo mais. Façam download, vejam, vale realmente a pena!
Um hino à fantasia, ao sonho....adorei!













Bajo Juarez - La Ciudad Devorando a Sus Hijas
Soirée du Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir
O documentario, pelo que relata, é absolutamente impressionante. Desde 1993, que na Ciudad Juarez, na fronteira mexicana com os EUA, morre uma média de 3 mulheres, jovens e crianças, por mês. Um verdadeiro feminicidio.
O mais impressionante é a absoluta impunidade em que todos estes crimes se passam. As familias das vitimas organizam-se, manifestam, divulgam...a informação cada vez chega a mais lugares, ainda assim, estes crimes continuam...e basta escutar os procuradores responsaveis pelas investigações, ou mesmo o ex-presidente mexicano, Vicente Fox, a falarem sobre o assunto, que rapidamente percebemos a ligaçao das altas esferas do poder, do narcotrafico, do trafico de ossos, e ate mesmo, do capital em luta pelo dominio das terras da região, onde sistematicamente se encontram os corpos das mulheres, a todas estas mortes...
Se calhar estou a ser confusa, é que a realidade é demasiado cruel e escrever sobre isto, não é facil....vejam o documentario, na net, pois ao que sei não ira a Portugal.

Um comentário:

mãe disse...

giro, giro! ainda bem que encontraste a música do genérico de Leonera. Gosto. No mais, beijinhos
Mãe