quarta-feira, 1 de abril de 2009
Sarko, casse toi pauv'con!
E pronto, lá fomos nós as duas fazer duas horitas de ronda. Foi sem dúvida uma experiência interessante.
É neste momento, de todas as acções de mobilização para a greve, a mais mediatizada. A verdade é que televisões e jornais estão fascinados com esta iniciativa de estudantes e professores rodarem em torno de cartazes, caixotes com comida e bebida que a malta vai trazendo para se aguentarem, a cantar músicas tipo Bella Ciao mas com letras subversivas....enfim, se algum dia eu vier a ver um professor universitário, catedrático, em Portugal a cantar o Bella Ciao, dá-me uma coisa. França é outro país, mas sobretudo, é uma outra sociedade, com outra cultura.
A Ronda anda à roda há cerca de 10 dias, ora isto faz cerca de 240 horas de caminhada contra a instituição do neoliberalismo nas universidades em França. Juntos, cerca de 1000 km. Na verdade, toda esta luta é pela retirada total da LRU, a chamada lei da autonomia das universidades, expressão que nos é cara em Portugal, que tão bem sabemos que mais não significa que a progressiva desresponsabilização do Estado no financiamento do Ensino Superior, a facilitação da entrada do capital privado nas faculdades, o aumento do encargo das famílias....enfim, o ensino para uma pequena elite, uma futura elite de governantes.
Vale a pena passar pelo site dos Obstinados. Mais uma vez, aqui fica: http://rondeinfinie.canalblog.com/
E para terminar, só uma pequena referência ao título. Falou-se dela em Portugal na altura, mas a verdade é que ela fez furor por estas bandas. Andou por todos os cartazes na manifestação da semana passada, e estará presente amanhã com certeza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É mm, muito temos a aprender com a França, a malta lá tem outra "fibra".
Enfim que nos inspire um pouco, que por cá também temos muito a fazer!
Postar um comentário