terça-feira, 28 de outubro de 2008

Fim de Semana Alucinante

Paris Nord - Bruxelles Midi
Confesso que achei que ia flutuar, que ia sentir uma cena mesmo especial a andar de TGV. Mas para vos ser sincera, não me pareceu diferente do Alfa. Mas vá, demorei apenas 1h22 minutos! E sim, é aí que está a diferença.















Foi bom regressar a Bruxelas.
É muito diferente o meu olhar aos 19 anos, chegada a Bruxelas para ir estudar Medicina indefinidamente, do meu olhar de agora.
Bruxelas ganhou outra cor, outra vida, outras pessoas...outra Grand Place:




























Eu abandonei o curso de Medicina já no final do segundo semestre. Estava bastante frustrada com tudo. Com o curso, com a cidade, com a ideia de infinitude que pairava sobre a minha vida nessa altura.
Hoje em dia, que grande diferença! Recomendo Bruxelas a toda a gente com quem falo.
É uma cidade que não se descobre num determinado periodo. Vai-se descobrindo, a cada dia, a cada estação do ano. Bruxelas não é evidente, e isso fez com que eu me apaixonasse por ela, sem ainda ser igualmente evidente para mim essa paixão. Hoje é. E este fim de semana, ela apanhou-me a jeito.














Adoro esta cultura underground que existe em Bruxelas (cujo café Che Guevara não é propriamente o expoente máximo, mas não resisti!), inúmeras lojas de affiches politiques, inúmeras exposições, festivais de cinema (Festival de Cinema Attac: http://bxl.attac.be/spip/spip.php?article1001), debates....não tem fim, mesmo!
Festival MODO (de jovens estilistas belgas):














É verdade que hoje em dia tenho laços afectivos com Bruxelas, que antes não tinha.
Ou pelo menos, não tão fortes.
A minha amiga Catherine, que me acolheu tão bem na sua casa, é o melhor exemplo:














Mas não podia deixar de parte, a minha Galerie du Roi, onde passei momentos solitários mas inesqueciveis: desde conhecer a melhor livraria do (meu) mundo, Tropismes, passando pelas minhas idas ao Cinema Arenberg e acabando nos cafés que tomei por 2,50€ para poder saborear a mousse de chocolate que o acompanhava, com o maior dos requintes.
Ela é mais ou menos assim, mas não lhe fiz justiça:




















Desculpem-me aquelas e aqueles a quem prometi uma viagem a Paris, e que não esperavam fazer escala em Bruxelas!

2 comentários:

mãe disse...

Margarida! Quando se escreve com a alma, o coração, tudo parece feito no céu.
O teu post comoveu-me! Tanto mais que é assim, sempre assim, que eu senti Bruxelas! É por tudo o que escreveste, e algo mais,que eu gosto tanto daquela cidade. O meu pai, o teu avô, tinha uma paixão pela Bélgica que só tarde compreendi.
Gostei muito!
Beijinhos
Mãe

margarida disse...

Oh Mãe....quando escevi isto pensei no prazer que sempre sentias quando vinhas ter comigo a Bruxelas. Obrigada pelo comentário :)