quarta-feira, 11 de março de 2009

11 Março: De la Maternelle à l'Université













Sem dúvida que o que se está a passar neste momento em França, merece um post de maior reflexão...mais um. Mas não podia deixar de anunciar a manifestação de amanhã, 11 de março. O apelo a esta manifestação já anda a ser feito há largas semanas, e parte da Coordination Nationale des Universités, cujos representantes eleitos dos corpos de professores das várias universidades em mobilização, apelam às escolas primárias (maternelles), para também elas aderirem à greve!

A mobilização estende-se, e já paira no ar uma tensão grande para o grande dia de mobilização nacional que será 19 de Março. Aqui pretende-se a greve intersindical e interprofissional.

Ainda hoje estive numa reunião pública do NPA (do qual já aqui falei anteriormente),sobre a Crise. Daniel Bensaïd chamava a atenção para a tentativa de abafar a luta que decorre no seio das universidades em França. De referir que esta já dura há 6 semanas, e trata-se de greve permanente e cada vez mais radicalizada. Onde as Assembleias Gerias têm cerca de 2000 participantes, entre professores e alunos, onde as manifestações de 50000 pessoas, dados de Paris, são semanais, assiste-se a um progressivo alargamento da greve...estou realmente convencida de que cada vez mais alunos aderem, cada vez mais professores aderem....estão montados piquetes nas universidades...das poucas tentativas que alguns profes têm de dar aulas, saiem goradas pois as cadeiras foram retiradas das salas de aulas...

O Bensaïd falava desta luta, que ele próprio considera inédiata, pela cada vez mais forte união entre profes e estudantes, a propósito da Crise, Crise essa que surge do "coração do sistema capitalista", da política irreponsável de desmantelamento dos serviços públicos, nomeadamente, da educação nacional!

Aqui apela-se aos Estados Gerais da Educação Nacional....algo como Convenção a nível nacional para a reforma do ensino em França. Irei escrever sobre isto mais tarde.

Nenhum comentário: