quarta-feira, 11 de março de 2009

Links que valem a pena sobre a Greve das Universidades












http://universitesenlutte.wordpress.com/
para mim o site com mais e melhor informação. sobre acções de todas as universidades. com os comunicados das reuniões nacionais da coordanação nacional, com calendário e as acções agendadas. com comentários e artigos de opinião. fundamental!

http://agen-nanterre.over-blog.com/
blog sobre a associação de estudantes da minha universidade. nem que seja para dar uma vista de olhos sobre o que é o "sindicalismo de combate" nas universidades...

http://www.luttes-etudiantes.com/

http://www.sauvonsluniversite.com/
já foi melhor. sofreu uma remodelação e está um pouco confuso, mas não deixa de ser útil.

http://nanterre.mobilisee.over-blog.com/
excelente site sobre a mobilização na minha Universidade. Como este, existem muitos outros de outras universidades...todos com o objectivo de informar sobre a greve e com o calendário das acções e da chamada Greve Activa...outro ponto sobre qual quererei falar noutro dia. uma questão realmente importante!


Calendário (para os curiosos...e interessados claro!):

10 mars : journée d’actions diverses ; blocage des rectorats et des inspections académiques, distribution de tracts dans des lieux publics, actions « coup de poing »…

11 mars : journée nationale de manifestations « de la maternelle à l’université »

12 mars : appel à soutenir et à participer à la coordination nationale des laboratoires

14 mars : appel à soutenir la réunion des directeurs d’unité

14 mars : Coordination parents-enseignants à Montpellier

16 mars 2009 : prochaine Coordination nationale des Universités à l’Université de Bourgogne (pôle de Dijon)

17 mars : actions locales diverses (actions « coup de poing »)

19 mars : appel à la journée de mobilisation nationale intersyndicale et interprofessionnelle. 18-19-20 mars : envoi d’une délégation de la Coordination au contre-sommet européen de Louvain.

24 mars : appel à une journée nationale de manifestations.

actions convergentes avec d’autres secteurs, en particulier le secteur de la santé

3 comentários:

Francisco disse...

Grande Margarida, isto é o que se chama verdadeiramente serviço público, continua Amor!

Unknown disse...

Olá Margarida. Fiquei muito contente ao encontrar o teu blog, uma vez que partilhamos a mesma Nacionalidade e nos encontramos as duas no mesmo país estrangeiro neste momento, este país que a mim e imaino a ti também, me recebeu de braços abertos. Eu encontro-m a fazer um etágio Erasmus em Nantes, mas como se trata de um laboratório einvestigação, aqui o "blocus" e "la gréve" não se notam, o mesmo não posso dizer sobre o funcinamento da Universidade em geral (creio que Nantes juntamente com Paris é um dos centros de maior "reivindicação" franceses), onde desde há pelo menos 6 semanas se passa diariamente o que ambas sabemos, e como bem dizes com uma força crescente com o tempo. Também eu me tenho lembrado muitas vezes do Maio de 68 desde que aqui cheguei e mais, tenho-me lembrado da forma como nós portuguese no nosso extaordinário País levamos a cabo iniciativas como estas, e apenas um pensamento está todo o tempo na minha cabeça: aqui o medo parece não ter definição, a nós o medo abafa-nos todas as outras definições que possamos ter...

margarida disse...

Chiquinho, brigada pelo comentário ;)

Olá Sofia,
Que fixe teres encontrado o blog e teres comentado.
De facto, pelo que sei, as cenas em Nantes estão quentes. É uma grande lição de resistência e de força.
Amanã, como deves saber, greve geral em França, e lá estarei na Manif que parte aqui de Paris. Aí em Nantes tb deve haver decerto.
O medo aqui, como tu dizes, até pode exisitir mas não paralisa, pelo contrário, parece que até mobliza mais as pessoas.
Se passares por Paris, diz qualquer coisa!