quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Asemblée Générale de Nanterre


Pour une Université gratuite, publique, et autogérée, pour un salaire social, por une insubordination au travail...on veut nous noyer dans la crise, coulons le bateau et son grand timonier!
Syndicat Étudiant Solidaires
(SUD)



Esta era uma da muitas frases, dum dos muitos panfletos, duma das muitas organizações de estudantes presentes hoje na Assembleia Geral de Greve.
Entre as restantes encontrava-se:
Confédération Etudiante
UNEF (union nationale des étudiants de France)
AGEN (Association Génerale des Étudiants de Nanterre)
Cultur'PX
Ligue Trotskyste de France - Ligue Communiste Internationale
Nouveau Parti Anticapitaliste (NPA)

A assembleia foi absolutamente brutal!
Vi-me dentro dum documentário que tenho em casa sobre o Maio de 68, em que são filmadas de perto conversas na rua, nos halls das faculdades as discussões nas assembleias gerais de alunos...eu garanto-vos que hoje ouvi frases, exclamações, vi caras e expressões que conheço de outros tempos...e só pode ser dos filmes franceses do Maio de 68. Mas desenganem-se se penso que faço alguma tentativa de mostrar como tudo está igual, com nada muda, ou que as coisas não evoluem, e que até as pessoas são as mesmas. Não é isso que estou a fazer! Mas, na verdade, estas "memórias" só nos ajudam a perceber como as ofensivas e os ataques vêm sempre do mesmo lado, e vão em direcção às mesmas pessoas. Nada está inventado, nem mesmo as formas de luta e os caminhos da vitória. Estas "memórias", ajudam também a perceber isso. Conhecer o que se lutou, e as lutas que se travaram, é nã só fundamental como necessário...não se cometem os mesmos erros, mas podem se repetir as mesmas vitórias!

Falando da Assembleia em si.

























Um auditório para 1200 pessoas, absolutamente cheio, e com muita gente de pé. Os presentes eram estudantes e professores. Pofessores que traziam à votação as moções votadas em Coordination Nationale, e estudantes que também traziam à votação, decisões aprovadas na Assembleia Geral de Alunos (AGA). Sim, porque esta Assembleia é que seria a Assembleia soberana nas futuras acções a desenvolver.
O que é que isto quer dizer? Então, as Coordinations Nationales, de professores eleitos e estudantes eleitos, reunem, aprovam moções e acções de mobilização...mas estas medidas só serão postas em prática, após votação favorável nas Assembleias Gerais de Greve, em cada Universidade....e é de facto assim!
Tudo a votar, de braço no ar!
Várias intervenções..entre professores e estudantes, uns vaiados, outros aplaudidos...mas em pé de igualdade!
Segue-se a fase de votação.
Primeiro ponto assente e aprovado por unanimidade: organização dos Estados Gerais do Ensino Superior...aliás, reivindicação contida em todos os panfletos que recolhi na Assembleia, nomeadamente naquele que continha a Plataforma de Reivindicações adoptadas na AGA passada. Antes de passar ao que foi votado, dizer que estes Estados Gerias, consistem na criação de diferentes "comités de trabalho para uma reflexão colectiva" na universidade, cada um com tarefas distintas, desde o c. de mobilização, o c. de animação do campus, o c. de estudo dos decretos de lei,etc...todos eles com o objectivo de manter a Greve Activa!
Aprovado:
1. Greve continuará até à próxima Coordination Nationale (CN)
2. 4 Moções aprovadas em CN
3. Revogação da lei LRU (Libertés et Responsabilités des Universités)
4. Plate Forme Étudiante
5. Retrait du Contrat Doctoral
6. Elimiação das licenças profissionalizantes
Eu votei a favor de todas....havia poucos votos contra, poucas abstenções e poucos nppv, que significa, "ne prendre pas de vote".

Para a semana, há mais! Assembleias e Manif ;)

Nenhum comentário: