quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cette Semaine: pas de cours!!! Pourquoi? GREVE!!!











Já vos tinha falado antes das moções votadas quase por unanimidade no Conselho Nacional das Universidades, de começar o segundo semestre em greve!
Pois já está!
Esta semana não tenho aulas. Mas desenganem-se se pensam que os profes estão todos em casa. Fazem questão de se manter, ou nas salas de aulas, para poder informar os estudantes que apareçam por não saber, ou nos anfiteatros, a dar conferências, à semelhança da que assisti hoje.
É extraordinário.
Os professores da escola de Direito e Ciências Politicas, sobretudo os professores-investigadores, o cerne da greve, promovem hoje e amanhã sucessivas conferências dedicadas à greve, e à actual situação das universidades, com os seguintes temas:
1. Análise do discurso do presidente Sarkozy, dirigido aos investigadores no dia 29 Janeiro.
Eu estive presente nesta. Foram 2h30 de risota pegada. Uma sala com cerca de 600 pessoas, entre estudantes e profes, que se mantiveram ali, esse tempo todo, a ouvir ora uma projecção do discurso do Sarkozy, absolutamente anedótico, ora as análises mais inesperadas dum professor de ciência politica. Isto seria possivel em Portugal? Claro que sim.....
2. Modalidades de Greve Activa
3. Apresentação do projecto de lei em causa
etc,etc,etc

Amanhã, Às 10h, lá estarei para a Assembleia Geral de Greve, que reune estudantes, professores e restantes funcionários.
Promovida por professores, que após apelo aos estudantes, já é igualmente promovida pelos sindicatos de estudantes.

Às vezes dá-me a sensação que aqui as coisas acontecem ao contrário, do lado oposto, de Portugal.
Os professores fazem o papel dos motores da mobilização, espalham cartazes, organizam conferências, convencem os estudantes para a sua luta, que é no final de contas a luta de todos, a luta pela univesidade pública!
Ainda hoje, quando me fui inscrever nos cursos de francês, e perguntei quando começavam, o profe respondia-me: normalmente na semana que vem, mas isto tudo depende se os estudantes fecharem ou não as entradas nos edificios...
Eu fiquei a pensar que professor me daria algum dia esta resposta no ISCTE?

Mais do que outro país, outra lingua, com outras tradições....a grande diferença é que França cheira a revolta, a luta permanente, a descontentamento quotidiano. Ainda bem que estou por cá, e posso ver que as coisas realmente podem acontecer...basta acreditar, querer, e mexer nesse sentido...hasta la victoria siempre!!

2 comentários:

Carla Luís disse...

Isso de ir estudar para fora, para uma universidade que esteja em greve, é que está a dar! Graaande negócio! :p
Beijinhos!!

margarida disse...

é que nem imaginas!
não faço niente!
bisou bisou
Vive La Greve!